Mensagem

Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes. A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. Curtam, recrie, copie, mas não deixe de comentar.

Seguidores

terça-feira, 26 de abril de 2011

A ação da Educação

Intencionalmente ou não, nós adultos realizamos uma ação educadora no tempo de hoje para uma realidade futura: o amanhã.

Um tempo novo sobre o qual pouco sabemos, mas que seguramente será bem diferente de nosso tempo atual.

Grandes grupos de pessoas cumprem hoje esse papel: os pais, os professores, os familiares da criança, o âmbito social que o envolve, os meios de comunicação e, na verdade, tudo aquilo que rodeia a criança e pode exercer sobre ela uma influência.

Devemos pensar sobre educação desde que a criança nasce. Temos que ser seletivos e escolher para educar, aquilo que realmente é verdadeiro para nós; escolher porque o consideramos bom e bem fundamentado, vislumbrando o futuro que cada ensinamento daqueles encerra.

Desenvolvemos então uma forma de ensinar que poderíamos chamar de mútua, uma vez que aprendemos uns com os outros, assim como também aprendemos com nossos filhos.

Esse é o motivo de nosso trabalho: sermos cada vez mais conscientes hoje, na formação do homem de amanhã.

“A grandeza espiritual só se alcança transpondo o portal da humildade”.
Rudolf Steiner

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog